A importância do uso de EPI – Qual sua real finalidade e porque utilizar?

EPI são equipamentos de proteção individual, utilizados por trabalhadores em todas as situações que possam oferecer quaisquer tipo de risco físico ou fisiológico.

 

Qual sua real finalidade e por que eles devem ser utilizados?

 

Segundo a Norma Regulamentadora NR 6, é considerado EPI todo acessório ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador que tem como finalidade protegê-lo dos riscos que seu trabalho pode trazer.

 

Entre os itens do EPI estão inclusos: óculos de proteção, protetores auriculares, abafadores de ruídos, máscaras, capacetes, luvas, cintos de segurança, protetor solar, entre outros acessórios.

 

O que muitas pessoas não sabem é que os equipamentos devem ser fornecidos pela empresa contratante e esse fornecimento é realizado após as medidas de ordem geral e que atendam os requisitos de proteção contra acidentes ou riscos. Lembramos também que o uso deve ser orientado sempre pelos profissionais da segurança do trabalho.

 

Cabe ressaltar também os deveres dos funcionários perante a utilização e a conservação dos equipamentos, pois eles são de responsabilidade exclusiva do funcionário. Os empregados podem ser supervisionados pelos profissionais da segurança do trabalho em relação ao uso correto, podendo sofrer até mesmo consequência caso o uso não seja feito de maneira adequada.

 

A importância no uso dos EPI garante a proteção do funcionário em acidentes ou danos a sua vida. Vale lembrar que os equipamentos variam de acordo com as funções exercidas, e se fazem necessária a todo momento enquanto está trabalhando.

 

Acompanhe a Prointech nas redes sociais e fique por dentro das novidades e notícias que preparamos para você!